Ad

Ad

Tragédia de Hulene podia ter sido evitada

Há muitos anos que os moradores da zona circunvizinha à lixeira de Hulene denunciam problemas de saúde decorrentes do fumo diário proveniente da queima do lixo, moscas e outros insectos nocivos à saúde, para além do perigo causado pelos montes de lixo que ultrapassam 50 metros. Em resposta, o governo, através do Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, lançou, há anos, o projecto do aterro sanitário de Matlemele, para servir os municípios de Maputo e Matola por um período de 25 anos, mas até aqui o projecto não saiu do papel.

Segundo previsões iniciais, o aterro sanitário em causa devia ter entrado em funcionamento em finais de 2015 ou início de 2016.

Em mais uma tentativa de pressionar as autoridades a acelerarem o encerramento, os moradores do bairro de Hulene “B” tiveram um encontro com os gestores dos dois municípios, num evento organizado pela organização ambientalista Livaningo em Julho de 2016, e um dos afectados denunciou: as crianças sofrem de tuberculose, diarreias e certas doenças, porque a forma como se trata a lixeira de Hulene não é convencional. Então nós de Hulene ficamos sem saber onde recorrermos.

Em resposta, o director de Salubridade na cidade de Maputo, João Mucavele, deu a entender que os pouco mais de 40 milhões de dólares do orçamento da obra estavam disponíveis, tendo mencionado dificuldades de outra natureza. “Já se conseguiu mobilizar o dinheiro, como é do vosso conhecimento. Está a se resolver a questão da população que está dentro dos hectares previstos para a construção do aterro sanitário”.

E perante o cenário de tragédia, hoje, o mesmo responsável disse que a tragédia era inevitável que acontecesse. “Esta situação, pode-se dizer que não era fácil de evitar porque várias medidas foram tomadas e mesmo assim surgiu o que hoje estamos a assistir”.

João Mucavele referia-se a um alegado reassentamento das famílias em causa, um deles em 2014.
Tragédia de Hulene podia ter sido evitada Tragédia de Hulene podia ter sido evitada Reviewed by Zacarias Maputire on fevereiro 19, 2018 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.